Veja as melhores receitas de carne de porco assada para você fazer aí na sua casa nos finais de semanas, com a sua família e amigos. com a carne de porco podemos fazer diversas deliciosas receitas fácil e prática.
Veja a lista com as receita de carne de porco assada que preparamos para você.
Pernil de porco assado.
Ingredientes do pernil assado
1 pernil de porco;
3 cebolas cortadas em cubos;
4 dente alho;
1 copo vinho branco seco;
2 colheres (sopa) Sal;
a gosto pimenta-do-reino;
6 ramo alecrim;
a gosto tomilho e outras ervas secas ou frescas.
Como fazer o pernil de porco assado.
Com o garfo ou faca, fure o pernil para penetrar o tempero.
Passe a pimenta e o sal na carne esfregando para penetrar.
Coloque o pernil em um recipiente fundo e adicione a cebola, o vinho e as ervas.
Veja também
Carne assada com manteiga e mostardaCarne de panela frita aceboladaCostela assada na brasaFraldinha assada com queijos catupiry
Tampe e deixe na geladeira para absorver o tempero por cerca de 6 horas ou de um dia para o outro. Pode virar na metade do tempo.
Coloque a carne de porco em uma travessa e leve ao forno por cerca de 4 horas coberto com papel alumínio.
Durante o cozimento, regue o pernil com o molho que sobrou.
Retire o papel e deixe dourar nos últimos 30 minutos de forno.
Pernil assado simples.
A receita de pernil de porco assado simples, é prática e fácil de fazer, essa carne de porco assada rende 5 porções e é super saborosa! Segue a receita.
Ingredientes da receita de pernil assado simples.
1 e 1/2 kg de pernil de porco com osso;
4 dentes de alho amassados.
1 cebola média ralada;
Suco de 1 limão;
1 punhado de ervas (usei alecrim e manjericão);
1 colher (de sobremesa) de sal;
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
1/2 xícara (de chá) de água.
Como fazer o pernil assado simples?
Na noite anterior ponha sua carne de porco dentro de um saco plástico com a cebola ralada, o suco de limão, o alho amassado, as ervas picadas (pode ser com as mãos mesmo), o sal e a pimenta-do-reino.
Agora, fechando o saco e deixe na geladeira até o próximo dia. Se preferir coloque o pernil para temperar em uma recipiente com tampa ao invés do saco (há quem prefira o saco, acaba sendo mais prático e não suja sua vasilha).
Chegando o dia seguinte, com o papel alumínio forre a assadeira cuidadosamente para não rasgar, coloque a carne junto aos temperos, acrescente 1/2 xícara (de chá) de água, feche o papel alumínio muito bem e leve ao forno por cerca de 1 hora e meia.
Coloque o forno no médio/baixo (de 170 a 180 graus). Terminando de assar, retire o papel alumínio, vire a carne de porco e deixe mais uns 30 minutos apenas para dourar.
Receita de pernil de porco fatiado com bacon.
Uma receita de carne de porco assada especial para se fazer não só no Natal de prato principal, mas no dia-a-dia também, pois é super barata de fazer.
Veja os ingredientes que usei para fazer o pernil de porco fatiado com bacon.
4 kg de Pernil suíno Fatiado;
1 litro de água;
Suco de 8 limões;
4 colheres de sopa de sal;
1 colher e meia de sopa de pimenta-do-reino;
8 colheres de sopa de alho picado;
Cerca de 600g de bacon;
5 colheres de sopa de manteiga;
1 vidro de azeitona sem caroço.
Aprenda preparar a pernil de porco fatiado com bacon.
Em um recipiente colocaremos água, o sal, a pimenta-do-reino, suco dos limões, 8 colheres de sopa de alho picado e misture bem.
Coloque o pernil em um recipiente grande e tempere com a mistura dos ingredientes acima.
Se o pernil estiver fatiado, deixe cerca de 3 horas (caso esteja inteiro, deixe por mais tempo ou até de um dia para o outro).
Veja também
Lombinho com batatas coradas fácil de prepararMacarrão na Panela de Pressão delicioso: Como fazerReceita de espaguete à bolonhesa para um almoço rápido
Passado as 3 horas, pique o bacon, separe a azeitona e manteiga. Pegue o pernil, faça furos com uma faca bem afiada e coloque em torno de 4 conchas de tempero.
Após temperada novamente, coloque as tiras de bacon nos furos feitos com a faca, se sobrarem buracos no seu pernil, preencha com as azeitonas, caso não tenha, faça mais buracos.
Com a mão ou pincel macio passe a manteiga pela superfície do pernil e cubra com papel alumínio.
Pré aqueça o forno a 280 °C por 10 minutos, coloque a forma coberta com papel alumínio por 1h. Após 1h, retire o papel alumínio e asse por cerca de mais 1h.
Finalizado duas horas de cozedura, caso você não goste do caldo que fica em torno à carne, retire com uma concha e coloque novamente no forno para finalizar de modo que a carne fique seca, sem a gordura e a água.
Costelinha de porco na panela de pressão.
Já antecipando, essa também fica uma delicia de receita para fazer no final de semana, se tratando de Carne de Porco assada, é barata, rápida e prática de fazer.
Normalmente feitas no forno, as carnes podem ficar secas caso não tenha prática na cozinha, mas essa de carne de porco assada fica suculenta independente da prática.
Veja os ingredientes que usaremos para fazer a costelinha de porco na panela de pressão
2 colheres (sopa) de shoyu;
2 colheres (sopa) azeite;
Uma colher (sopa) de colorífico ou colorau (ou páprica);
Uma colher (chá) de sal;
1 colher (sopa) de mostarda.
1 colher (chá) de alho triturado.
Pimenta-do-reino a gosto.
2 colheres (sopa) de água.
Como fazer a costelinha de porco na panela de pressão.
Coloque as costelinha em um saco plástico, adicione o tempero dentro e deixe na geladeira.
Na hora do preparo, fatie 2 cebolas grandes e forre o fundo da panela de pressão.
Em cima das cebolas, coloque as costelinhas, tampe a panela e ligue o fogão (não precisa colocar água e nem refogar).
Assim que pegar pressão abaixe o fogo, espere por cerca de 15 minutos e desligue, deixando a pressão sair normalmente.
Ao abrir a panela, a costelinha estará cozida, porém, sem muita cor, agora citamos algo importante. Ferva 500ml de água (Aproximadamente, você não irá usar tudo). Em fogo baixo, deixe a panela destampada e vá adicionando água aos poucos e refogando a costelinha.
Quando a água ao fundo da costela secar, você coloca mais um pouco. A água vai dissolvendo o “tempero” grudado ao fundo da panela da cebola e da carne e forma uma cor linda e sabor delicioso.
Se a cor estiver formada e bonita, corte um pedaço e prove, se bem cozida e macia está pronta.
Lombo de porco com mostarda é mel, é uma carne de porco assada que faz sucesso
Com um gostinho agridoce, essa receita de carne de porco assada vai te deixar com água na boca e te fará repetir o prato! Fica muito suculenta, tem poucos ingredientes e é super fácil de fazer.
Para fazer o lombo de porco com mostarda é mel, precisaremos dos seguintes ingredientes.
1,2 kg de lombo de porco;
1 colher de sopa de mostarda;
2 colheres de sopa de mel;
1 dente de alho espremido;
2 cebolas cortadas em fatias.
250 ml de caldo de galinha.
Sal e pimenta.
Veja como preparei a receita de lombo de porco com mostarda é mel.
Pré-aqueça o forno a 180 °C por 10 minutos.
Em um recipiente, junte todos os ingredientes, menos o lombo, as cebolas e o caldo de galinha até obter um molho espesso.
Com o molho, cubra o lombo. Tempere com sal e pimenta. Pegue um prato refratário e faça uma cama de cebolas e coloque a carne de porco sobre as cebolas.
Adicione o caldo de galinha, cubra a carne assada e coloque no forno por cerca de 1h30.
Para verificar a cozedura do assado, use um palito de dente. Se ele penetrar facilmente, a carne está pronta.
Dica: essa de carne de porco assada pode ser consumida quente ou gelada, e fica ótima acompanhada de batatas assadas ou farofa.
4.5/5 - (2 votes)
FAQs
O que não pode misturar com carne de porco? ›
2 – Não usar frutas cítricas além do limão no tempero para carne de porco. O tempero para carne suína geralmente leva limão, velho conhecido na cozinha e que harmoniza bem com as carnes brancas. Mas outras frutas cítricas também são bem-vindas e entregam sabores e aromas deliciosos para a carne de porco.
Quais os temperos que combinam com carne de porco? ›- Alho. Este é um ingrediente indispensável na cozinha de todo mundo e é usado para temperar quase tudo que a gente come, não é mesmo? ...
- Azeite. O uso do azeite deixa a carne de porco mais macia. ...
- Pimenta-do-reino. ...
- Alecrim. ...
- Limão. ...
- Páprica doce.
Como nesse tipo de preparo as carnes passam longos períodos assando (entre 6 a 12 horas) o vinagre tem a função de preservar a suculência natural da carne e dar acidez.
Para que serve o limão na carne de porco? ›A acidez do limão, além de realçar o sabor da carne suína, contribui na eliminação de microrganismos que eventualmente possam estar presentes. Para utilizá-lo como tempero, a dica é preparar uma marinada.
O que é preciso fazer para matar a bactéria da carne de porco? ›Ainda com a carne crua, coloque algumas gotinhas de limão ou de vinagre! Isso ajuda a eliminar bactérias, sem falar que deixa a carne suína ainda mais saborosa!
Qual é a carne mais saborosa do porco? ›A costela suína é uma carne extremamente saborosa, que garante um resultado suculento ao ser assada ou grelhada. Além disso, a costela suína também é uma excelente fonte de proteínas e nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B e ferro.
Qual a parte mais saborosa do porco? ›Picanha. A picanha suína é uma das partes mais nobres do porco, ela é retirada da alcatra inteira e o seu corte assemelha-se ao corte bovino (em menor proporção), com mais maciez e sabor. Versátil, ela pode ser assada no forno ou na churrasqueira e fica deliciosa com ingredientes como o limão e o alho!
O que é o suan de porco? ›MAS O QUE É SUÃ? Também chamada de suã mineira ou de espinhaço suíno, é a espinha dorsal do porco, que tem carne, osso e gordura. Essa composição acrescenta camadas de sabor às receitas.
É verdade que o vinagre deixa a carne dura? ›Sim, o vinagre amacia carne por causa do ácido acético, substância com alta capacidade para “romper” a ligação das fibras. Essa reação química, por sua vez, é conhecida pelo processo de desnaturação das fibras da carne.
Qual a função do bicarbonato na carne de porco? ›O bicarbonato de sódio possui propriedades que desintegram as estruturas fibrosas da carne, deixando-as muito mais macias. Outra vantagem de usar o ingrediente para essa finalidade é que ele retém a umidade da peça, evitando que a carne fique seca depois do cozimento.
É verdade que o limão endurece a carne? ›
Limão endurece a carne – Sim. O limão é ácido e faz com que a carne perca água. Vinhos ácidos e vinagre também devem ser evitados principalmente em vinha-d'alhos (marinadas).
Quais alimentos não devem ser consumidos juntos? ›- 1) Sanduíche e café ...
- 2) Tomates e pepinos. ...
- 3) Frutas nas refeições. ...
- 4) Espinafre e queijo. ...
- 5) Líquidos e refeições. ...
- 6) Alimentos ricos em magnésio e refrigerantes. ...
- 7) Carnes e batatas. ...
- 8) Cerveja e frutos secos.
Pode comer normalmente, não há nenhuma interação. Só recomendo que a carne seja bem passada para evitar adquirir verminoses.
Pode tomar leite depois de ter comido carne de porco? ›Carne e leite não podem nem ser cozidos juntos (mesmo quando não há intenção de ingeri-los). Quanto tempo depois de comer carne pode tomar leite? Isso significa que se tomarmos leite ou derivados depois das refeições, estaremos prejudicando a absorção do ferro. Isso não é bom, especialmente para as crianças.
Pode misturar carne de porco e leite? ›Cozinhar a carne de porco no leite não é comum para nós, mas é um método tradicional na Itália. Essa prática mantém a carne úmida e suculenta e, ao mesmo tempo, forma um delicioso molho com a mistura do leite com da gordura do porco.